Vou fazer por isto
Falta 1 mês para as férias da Páscoa. Faltam 3 meses para os exames. Faltam 4 meses para a vida como eu a conheço acabar. Já está mais do que claro para mim que, este ano, a Faculdade não é uma opção. E eu sei que há as bolsas e o estudar à noite e trabalhar durante o dia e muitas outras possibilidades. Mas é complicado e não é possível, agora pelo menos. Confiem em mim...
Eu sei que é muito difícil arranjar trabalho hoje em dia. Só com o 12º ano. Eu sei porque o meu pai está desempregado (pela segunda vez) há um ano e nem o 12º ele tem... Mas eu quero tentar. Eu quero arranjar um emprego e começar a poupar a sério. Poupar tudo o que conseguir para, daqui a um ano, estar a planear a minha estadia lá fora... Eu nunca quis estudar cá. Nunca. Eu gosto do nosso país, mas desde nova que sinto que a minha vida não está aqui. Sempre tive um desejo muito grande em ir para fora estudar. E se tenho de trabalhar para isso, enquanto todas as pessoas à minha volta vão para a faculdade, então que seja.
Eu não preciso de fazer aquilo que os outros todos fazem só porque me dizem que é assim que tem de ser feito. As pessoas que me deviam apoiar, assim o fazem. Os meus pais só querem o meu bem e felizmente apoiam-me.
"A Vida é tua. Quando eu tinha a tua idade, eu não quis ir para a Faculdade. Os teus avós podiam pagar, mas eu não quis. E não fui. Não te posso dizer que foi a melhor decisão da minha vida, mas eu não tinha um objectivo como tu tens. Eu só não queria continuar a estudar. Tu queres ir estudar para fora. Muito bem, vamos então fazer por isso. Vai fazer por isso".
Foi isto que a minha mãe me disse.
Vou fazer por isso. É isto que eu quero. Sempre foi. Eu estava era a ser pressionada pelas pessoas à minha volta, pelos meus colegas que vão todos para a Faculdade, pela sociedade... Mas dentro de mim, eu sempre soube que o que eu queria mesmo era ir estudar para fora. E fazer Erasmus para mim, só, não chega. E eu sei que isto é muito mais difícil feito do que dito, ser estudante num outro país, viver longe de tudo e todos, da nossa família... Mas é o que eu quero.
E eu vou fazer o que eu quero, porque é isso que, a longo prazo, me vai fazer feliz.