Coisas que me intrigam
Intriga-me o poder que o tempo tem sobre nós. E não estou a referir-me ao tempo em horas, minutos, segundos, mas sim ao tempo - se está sol, nublado, frio ou calor. Intriga-me o facto de um dia de sol esplendoroso influenciar tanta o nosso dia. Influencia o nosso estado de espírito, a nossa forma de ver o mundo, a forma como agimos e interagimos com as pessoas. Se está um dia cinzento, igualmente esse factor influencia o nosso dia e a nós, como pessoas.
Fascina-me e intriga-me. Um dia bonito como o de hoje (pelo menos até agora) dá vontade de sair da cama, de passear, de vestir uma t-shirt, umas calças de ganga, uns ténis leves e sair com a família ou com os amigos. Aquece-nos o coração, aconchega-nos a alma e torna-nos mais alegres, mais receptivos, mais comunicativos. Temos mais vontade de estar com as pessoas, somos mais simpáticos, sorrimos mais, cantamos e dançamos mais.
O Sol não ilumina só o dia, ilumina-nos a nós. Mas pode ter o efeito oposto. Muito Sol pode deixar-nos rabugentos, fartos, ensonados. Muito Sol ou muito calor pode deixar-nos irritados porque não se consegue estar bem em lado nenhum sem ser na praia e nós não podemos ir à praia. Ficamos moles, o nosso corpo absorve aquele calor em demasia e o mesmo deixa-nos ensonados, com vontade de fazer tudo menos levantar da cama.
Intriga-me.
Por sua vez, se acordamos com um dia cinzento e nublado, não temos vontade nenhuma de levantar o rabo da cama. Se não vemos o Sol a tentar espreitar por entre as fissuras das nossas persianas, perdemos logo aquele ânimo matinal, aquela alegria de estarmos vivos e de podermos acordar para mais um dia. Se depois começa a chover, aí a coisa piora. Vestimos sobretudos, andamos de chapéu, mas a chuva arranja sempre maneira de nos molhar e encharcar, nem que seja só os pés. Chegamos à escola ou ao trabalho todos molhados, as mulheres com os cabelos desgrenhados, os homens com as gravatas todas tortas. Cinco peças de roupa não são o suficiente para nos aquecer naqueles dias escuros e frios e por isso, a única coisa que temos em mente, é voltar para casa e vestir o nosso pijama quentinho para podermos estar no conforto da nossa casa. Mas há quem goste do frio, há quem goste da chuva. Há pessoas cuja nuvem negra é o seu Sol, cuja chuva é o seu calor, o que lhe aquece a alma e o coração.
Intriga-me.
A Mãe Natureza tem um poder imenso sobre nós, seres humanos. Sobre a forma como agimos, como nos sentimos, como somos e estamos na Vida. De vez em quando ponho-me a pensar nestas coisas... Eu acredito em muito pouca coisa na qual não possa tocar ou ver com estes meus quatro olhos. Digamos que, se não fosse pela matemática, química, biologia e etc, eu daria uma boa cientista. No entanto, nisto eu acredito.
Na força da Mãe Natureza e no poder que esta exerce sobre nós. Vejo-o todos os dias, sinto-o todos os dias.
Intriga-me e fascina-me esta Mãe Natureza.